• Blog
  • >
  • Baumgarten Camisas

Veganismo, com Bruno Faria.

O post dessa semana traz um assunto muito interessante e cada vez mais importante que é o veganismo. Para falar sobre o assunto, convidamos nosso modelo Bruno Faria, que há 2 anos mudou toda sua forma de comer e pensar em busca de uma vida muito mais saudável e com muito mais equilíbrio.

O porquê da decisão de se tornar vegano

Acho que no fundo todos nós queremos tomar essa decisão, mas acabamos deixando de lado com a desculpa que fomos criados desta forma.

Já fazia algum tempo que algo estava me incomodando, mas não sabia direito o que era. Como modelo preciso sempre estar com o shape em dia, meu corpo é minha ferramenta de trabalho. Para isso os exercícios físicos são essenciais e o que eu como irá interferir no meu ganho ou perda de peso.

Comecei a sentir que quando iniciava a semana, depois de um final de semana de muito churrasco, me deixavam muito mal. Minhas corridas não rendiam, meus treinos eram mais sofridos, meu corpo começava a pegar no ritmo lá pela quarta ou quinta-feira, e logo chegava o fim de semana novamente. Notava que não estava saudável desta forma.

Fui buscar informação sobre o consumo de carnes relacionados a corrida, e decidi fazer um teste deixando de comer carne bovina, de porco e afins, fiquei somente com frango e peixe. Me senti mais leve nas corridas, mas continuei estudando, e me peguei lendo muita coisa sobre veganismo e vegetarianismo. Vi alguns documentários na Netflix que falavam sobre o que acontece com nossa saúde nos alimentando de carnes, de animais. E comecei a ver quanto sofrimento os animais e nosso meio-ambiente estava passando devido ao nosso ego, nossos hábitos e desejos alimentares.

Todo esse conhecimento, toda essa informação trouxe uma luz, me mostrou o quanto estava errado, o quanto estava prejudicando minha saúde, o quanto estava sendo egoísta. E decidi cortar todos os alimentos de origem animal e ter uma alimentação chamada plant based (baseada em plantas), ou uma alimentação vegana. Posso dizer que em primeiro lugar veio a saúde como motivo, mas a ética pelos animais e o cuidado com o meio ambiente me fizeram realmente mudar meu estilo de vida.

Em que esse estilo de vida implica

O Veganismo segundo a Vegan Society é um modo de viver (ou até mesmo dizer que é uma escolha), que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais – seja na alimentação, no vestuário ou em outras esferas de consumo.

Esse estilo de vida faz nos comprometer a ter melhores escolhas, parar de pensar como ser único no planeta, buscarmos ser mais consciente.

Muitas pessoas acham difícil parar de comer aquele churrasco, de não tomar leite ou comer queijo. Acho que sim, pode ser mais difícil quando não se tem informação e conhecimento, porque onde foi que você estudou sobre este assunto? Creio que é mais uma questão de decisão, todos nós temos o poder de escolha, e podemos sim fazermos melhores escolhas, quando começamos a pensar num todo e não apenas nos nossos desejos.

Quais os benefícios

Muitos benefícios para a saúde, como a diminuição do risco de ter alguns cânceres, facilita a perda de peso, menor risco de desenvolver doenças cardíacas, diminui os níveis de colesterol, mais disposição física e mental e outros muitos benefícios. Sua saúde sempre vai agradecer!

Além disso o paladar começará ter outros prazeres gastronômicos e sua consciência ficará muito mais leve e tranquila sabendo que todos ganham e ninguém perde,  principalmente os animais.

Quais são as mudanças no estilo de vida e alimentação que precisam ser ajustadas

O importante não é apenas cortar as carnes e derivados, é saber que é necessário ter uma alimentação balanceada para poder ter todos os nutrientes importantes para ter uma boa saúde.

Sim, carne animal e derivados animais possui proteínas, vitaminas, minerais,  mas encontramos elas em abundância no mundo vegetal, sem precisar matar ou explorar nenhum animal. Por isso é importante ter conhecimento, se informar de forma correta e também procurar um bom nutricionista para organizar uma dieta vegana/vegetariana rica e balanceada que traga todos os benefícios possíveis ao seu corpo.  As outras formas de consumo, além da alimentação, também começa a mudar naturalmente, você não compra mais produtos de couro por exemplo, atualmente há inúmeras marcas, e a cada dia crescendo mais, trazendo opções de vestuários, produtos de beleza e de limpeza por exemplo, onde não usam nenhum tipo de produto de origem ou exploração animal.

Não quer dizer que você deva jogar todos os sapatos de couro fora, ou jogar aqueles produtos de limpeza que fazem testes em animais que você tem em casa pelo ralo. Use, mas não compre mais eles, busque alternativas melhores em suas novas compras.

No entretenimento também, será mesmo necessário os animais serem treinados a base de chicotes, de privações para o nosso prazer? Não vá á circos com leões, animais selvagens ou não, ao viajar aquele passeio em cima de elefantes parece inofensivo, mas não para o animal que sofre para ser domesticado, tigres que são dopados para tirarem fotos junto dos turistas. Você não precisa consumir esse tipo de crueldade.  Se você tem o poder de escolher, faça ela conscientemente.

Como o corpo reagiu a isso

Perdi uns 10kg em menos de 2 meses, muitas pessoas achavam que estava fraco, doente por ter perdido tanto peso rápido. Porém meu corpo estava ótimo, estava mais disposto, com muita energia. Minha pele melhorou muito, o cabelo também. E o que me chamou mais minha atenção, foi como minha mente mudou, parece que com toda essa dose de vida colocada para dentro do meu corpo, fiquei mais consciente, centrado e em comunhão com meu corpo e mente podendo sentir com mais clareza a vida minha volta e reconhecer as fraquezas com humildade e compaixão para com o todos os seres e para com o planeta.

Em termos de saúde, meus exames estão perfeitos, minha alimentação é super nutritiva, com isso meu corpo só agradece!

 

Como a rotina de modelo mudou ao se tornar vegano

Minha rotina não mudou muito, mas como passo o dia inteiro nas produções das campanhas dos clientes e muitos deles sabem que sou vegano, me perguntam o que gostaria de ter nos almoços e lanches. E posso dizer que alguns caterings me impressionam com o cuidado e trazem comidas veganas excelentes, mas muitos não sabem o que é uma alimentação vegana e fazem aquele feijão com só um baconzinho, ou aquela batata e brócolis gratinado com queijo (risos). Tento sempre levar algum alimento vegano na mochila para não passar fome, ou então às vezes o ifood me socorre.

Conheço muitos modelos, produtores, fotógrafos que são vegetarianos ou veganos, então aos poucos as equipes das campanhas estão se acostumando com essa mudança na alimentação das pessoas.

 

Com carinho,

Equipe Baumgarten Camisas


Ellen Altrack Baumgarten

Por: Ellen Altrack Baumgarten

Diretora Criativa da Baumgarten Camisas. Estilista industrial formada pela Universidade Regional de Blumenau e Cool Hunter pelo Istituto Marangoni Milano. Observadora do comportamento de consumo e inquieta sempre em busca de inovações.



Compartilhe:


  • Xadrez: O check da coleção veio para ficar!

    Dos mais ousados, casuais, repletos de cor e textura como o maxi xadrez, que é apresentado na linha BGT. Arrematado pela modelagem ajustada, perfeita para vestir com shorts ou com calças mais descoladas.     Aos mais clássicos, minimalistas, sofisticados e delicados, apresentado em tecidos de algodão egípcio, leves e elegantes, para o uso de […]

    LEIA MAIS
  • Inverno 2022 | Baumgarten Camisas

    Bem vindo, inverno 2022! A Baumgarten Camisas, desde sempre, ultrapassou as barreiras da sazonalidade e se tornou atemporal.   Mas o mundo da moda gira em torno de coleções, tons e cores pré definidas pela Pantone, que expressam o momento atual e o comportamento do consumidor perante o mundo naquele determinado período de tempo.   […]

    LEIA MAIS
  • #Dica de estilo: Como combinar estampas

      A equipe da Baumgarten Camisas traz para esta semana algumas dicas para não errar na hora de usar as estampas nos looks! Os dias de calor estão chegando e essa estação é sempre a mais colorida do ano, as estampas e padronagens estão em t-shirts, camisas, shorts… Saiba como usar e manter o look […]

    LEIA MAIS
btt