• Blog
  • >
  • Baumgarten Camisas

7 livros que vão ajudar a alavancar seus negócios

Para compor o time de profissionais de diversas áreas convidados a escreverem, Diego Costa Mendes, que trabalha no mercado financeiro há 15 anos, traz sugestões de livros para quem tem interesse no mercado financeiro quanto títulos de assuntos gerais que são relevantes para diversos negócios, incluindo o varejo. 

 

Como todas as situações indesejadas, esse momento de incerteza em que todos vimemos traz também oportunidades para crescermos em todos os sentidos na nossa vida, seja no campo profissional ou no campo pessoal. Certamente todos estão experienciando momentos diferentes, positivos e negativos, do que estão acostumados e que renderão aprendizados que serão de grande valia no futuro.

Aprender com os próprios erros e acertos certamente é essencial. Porém, aprender com experiência vividas por outros também é importante, pois nos ajuda principalmente a evitar erros já cometidos (ou pelo menos reduzir os seus potenciais danos), além de abrir a nossa mente para novas experiências e campos de conhecimento. Nesse sentido, os livros são peças fundamentais na construção do conhecimento, que é importante para ajudar na edificação da ponte para atravessarmos a situação atual.

Recebi o convite da Baumgarten Camisas para sugerir alguns livros que li recentemente e que me ajudaram no campo profissional. Trabalho no mercado financeiro há 15 anos. Inicialmente trabalhava com recomendações de investimento em ações de empresas brasileiras e da América Latina, atendendo clientes nas Américas, Europa e Asia, e nos últimos três anos estou trabalhando com fusões e aquisições de empresas. Já vivenciei algumas crises econômicas e pude observar o impacto delas nas empresas que acompanhava. Independente dos efeitos das crises nos resultados das empresas e das incertezas naqueles momentos, a lição que carrego é que as crises passam, oportunidades sempre surgem e sempre temos que estar com mente aberta para podermos identificar as oportunidades.

A lista de livros tem tanto títulos destinados a quem tem interesse no mercado financeiro quanto títulos de assuntos gerais que são relevantes para diversos negócios, incluindo o varejo. Espero que gostem da lista.

Ray Dalio é o fundador da Bridgewater Associates, um dos maiores hedge funds do mundo, com mais de US$ 160 bilhões em ativos sob gestão (2019). Neste livro ele conta os princípios que norteiam sua vida e os princípios que regem a sua empresa, princípios esses derivados de experiências que viveu e as lições que tirou. Contém insight sobre a sua forma de investir e como a Bridgewater Associates (uma lição para os que gostam de investimento). Porém mais importante, o livro contém princípios importantes a serem aplicados no dia a dia, tanto da vida profissional e na vida pessoal, que são baste úteis, a meu ver, para qualquer pessoa e negócio.

 

 

O autor aborda as duas formas de pensar: uma rápida (intuitiva e emocional); e a outra, mais lenta (deliberativa e lógica). O autor explica através de vários exemplos como essas formas de pensar influenciam as nossas percepções e como tomamos decisões, exemplos esses que são facilmente identificados no nosso dia a dia. Certamente mudará a forma como você vê os acontecimentos, interpreta as informações às quais tem acesso, gerencia o seus negócios/investimentos e como toma as decisões.

 

Os mercados são baseados em expectativas sobre o futuro e como essas expectativas mudam com relação às informações e aos dados novos que surgem a cada dia: se o realizado supera a expectativa, os ativos/preços tendem a apreciar. Portanto, fazer previsões acertadas é o caminho para o sucesso seja mercado financeiro ou na gestão da empresa, porém isso está longe de ser fácil, principalmente no momento de volatilidade que vivemos. Nesse livro os autores fazem diversos estudos sobre previsões, seja no mercado financeiro, economia, política, saúde, etc, que dão bons insights para pensarmos sobre as projeções que vemos, que certamente ajudarão no processo decisório.

 

Apesar de não concordar com o título, pois acredito que especialistas também vencem, o livro tem uma abordagem interessante para mostrar quão importante é a conexão de ideias, princípios e conhecimentos de diversas áreas para chegar a melhor alternativa para um determinado problema/situação. Apesar de não ser um livro específico para negócios, o conceito é bastante aplicável, pois para fazer investimentos/gerenciar um negócio é necessário ter uma visão ampla sobre os fatores que podem influenciar o valor do ativo no qual está se investindo e o mercado no qual está se trabalhando.

 

 

Esses dois livros trazem depoimentos, entrevistas e relatos de grandes investidores, gestores de fundos e empreendedores do Brasil. Apesar de ser superficial em diversos pontos e com maior foco no mercado financeiro, esses livros são de leitura leve e rápida e como dizem as suas próprias discrições o livro traz insights e conselhos interessantes que “podem ajudar quem quer investir melhor e aqueles que buscam inspiração para escolher uma profissão ou dar uma guinada na carreira”.

 

Howard Marks é presidente e co-fundador da Oaktree Capital Management, uma empresa de investimentos com US$ 80 bilhões sob gestão, e é um dos investidores de maior sucesso no mundo. Nesse livro (que infelizmente ainda não tem tradução para português), ele aborda diversos tópicos que são importantíssimos na tomada de decisão de qualquer investimento, principalmente na estratégia de investimento, gestão e mitigação de riscos (especialmente nesse momento atual), análise do mercado e comportamento. Conceitos esses que também são amplamente aplicáveis na gestão dos negócios. Leitura super recomendada.

 

Espero que gostem da lista e que esses livros te ajudem a sair melhor do momento em que vivemos e que agreguem a sua vida profissional e pessoal, como agregaram na minha.

 

Com carinho, 

Equipe Baumgarten Camisas


Ellen Altrack Baumgarten

Por: Ellen Altrack Baumgarten

Diretora Criativa da Baumgarten Camisas. Estilista industrial formada pela Universidade Regional de Blumenau e Cool Hunter pelo Istituto Marangoni Milano. Observadora do comportamento de consumo e inquieta sempre em busca de inovações.



Compartilhe:


  • NEW COLLECTION | SUMMER 2021

      Essa semana apresentamos a nossa Nova coleção – Verão 2021. Nossa Diretora Criativa – Ellen Baumgarten, fala sobre essa desafiadora e renovadora coleção:     Enquanto estamos com uma coleção em venda, criamos a próxima e compramos uma terceira coleção. Um calendário com planejamentos anuais, semestrais, mensais, semanais, diários…   Um cronograma que vive […]

    LEIA MAIS
  • Wachholz + Baumgarten: 5 dicas para os homens se vestirem bem

      Fernanda Wachholz, consultora de imagem e estilo, trouxe hoje 5 dicas para os homens se vestirem bem. Confira o texto completo:     Se vestir bem é, sem dúvida um desafio para qualquer pessoa. O conceito ” vestir bem” é muito relativo e hoje com tantas referências diferentes é possível se perder no meio […]

    LEIA MAIS
  • Wachholz + Baumgarten Woman: A camisa branca no guarda-roupa feminino!

    Esta semana Fernanda Wachholz, consultora de imagem e estilo, volta ao nosso blog trazendo dicas para o público feminino da Baumgarten Woman. Neste texto ela trouxe muita informações sobre uma peça que não pode faltar no guarda-roupa feminino: a camisa branca!   A camisa branca ganha nova edição no guarda-roupa feminino, em novas proporções ou […]

    LEIA MAIS
btt