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Macrotendência: conforto e bem-estar

A equipe Baumgarten Camisas busca toda semana, trazer assuntos relevantes para o blog. Esta semana explanamos sobre a Macrotendência: Conforto e bem-estar.

Em meio à nossa vida cotidiana, devido à intensa urbanização, criou a necessidade de refúgios, rituais e outros hábitos para tentar escapar do estresse e do excesso gerado por esse desenvolvimento sem precedentes. O que se vê é uma busca por tornar nosso estilo de vida mais confortável, tanto na moda, como na arquitetura.

 

As prioridades mudaram. Em um passado próximo as pessoas aceitavam se sentir desconfortáveis apenas para se encaixar num padrão pré-estabelecido, atualmente esse discurso não tem mais espaço.

 

Como explica a professora doutora da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS) Marina Seibert Cezar: “Essa nova geração não está mais interessada em acúmulos de objetos. Eles prezam muito mais pelo seu bem-estar e em causar menos impacto ambiental, por exemplo”.

 

Segundo ela, ainda: “Macrotendência é justamente isso: são desejos vigentes que se manifestam em vários ambientes da vida em sociedade”. Ela explica que essa necessidade de se sentir mais à vontade e ser honesto consigo mesmo se manifesta na primazia pelo conforto. Esta prática também é percebida na busca por alimentos orgânicos, na preferência pela produção local, na economia circular e colaborativa. “Ou seja, estamos falando da mesma coisa entendida de forma diferente: autenticidade, veracidade, responsabilidade social, qualidade de vida, valores mais profundos na forma de viver”. É uma busca por reconexão com nós mesmos, a natureza e os entes queridos.

 

Com a pandemia mundial que estamos vivendo, onde nossas rotinas mudaram, negócios se reformularam e com mudanças até na rotina da educação, essas mudanças se tornaram ainda mais perceptíveis, onde os códigos de vestimenta e os valores que movem nossos desejos, como consequência, mudaram também.

 

Na decoração, vários conceitos vêm surgindo buscando esses propósitos: conforto e bem-estar.

O minimalismo, como já comentamos no post da semana passada, (para conferir clique aqui: https://www.baumgartencamisas.com.br/moda-minimalista-masculina/) que busca o equilíbrio através de menos coisas, é um estilo de vida, muito ligado a um consumo consciente e menos desenfreado.

No caso do niksen, a tendência é comportamental apenas, influência holandesa que exalta o “fazer nada”, onde a ideia de que é necessário parar um pouco, respirar e olhar o nada até alcançar uma atividade cerebral mínima.”

O “hygge, que se pronuncia “rúga” e preza pelo conforto e bem-estar, e o urban jungle – a tendência de ter muitas plantas dentro de casa.

(Fonte: Pinterest) 

Segundo a business designer, especialista em design emocional e pesquisadora de macrotendências, Glaucia Binda “Vivemos em uma época que buscamos a ideia do conforto em casa por uma questão de bem-estar. Nos anos 1970, ele era deixado de lado em nome da estética, enxergávamos isso na própria Bauhaus. Hoje, ele não é mais uma coisa secundária”.

Na moda, o que vemos é um grupo que vem crescendo de pessoas cada vez mais preocupadas com o bem-estar, investindo em uma moda mais duradoura.

Não é novidade que a palavra desacelerar já está inserida no nosso cotidiano como um dos desejos mais latentes. E como as tendências estão diretamente relacionadas com o comportamento humano, a palavra passou a estar cada vez mais em alta na moda também, mesmo que vá contra a muitos conceitos utilizados por ela, como da mudança rápida e do próprio fast fashion.

Esse é o princípio da Baumgarten Camisas, criar peças atemporais, clássicas, com alta qualidade nos tecidos e nos acabamentos, para que você use a peça por muito tempo e ela permaneça perfeita.

 

Segundo a professora do Curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza, Fernanda Moriconi: “Já vínhamos exaustos de uma pressa sem fim e o nosso conceito de bem-estar foi redefinido, o consumo estará cada vez mais ligado ao desenvolvimento pessoal. Os novos hábitos devem girar em torno do localismo, da sustentabilidade e do autocuidado”.

Atrelada a essa possível desaceleração do consumo, há uma ascensão de processos manuais como aponta a Diretora de Internacionalização do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo Carol Garcia. “A gente vai retomar alguns hábitos antigos dos nossos avós, bordar para passar o tempo, fazer crochê, uma série de coisas que no dia a dia não cabiam, mas vamos fazer caber. Tem muita gente fazendo aulas de macramê, de bordado, de tinturaria natural com flores do quintal”, exemplifica.

O que podemos observar, é que as pessoas estão dando menos valor ao material e mais importância a ter tempo, estar em casa, se sentirem bem e confortáveis.

Esperamos que estejam gostando de nossos conteúdos, e que venham adicionando valor às suas vidas.

Com carinho,

Equipe Baumgarten Camisas.

 

Fonte do texto:

http://exclusivo.com.br/_conteudo/2018/04/negocios/214461-busca-por-bem-estar-e-macrotend-ncia.html

https://www.gazetadopovo.com.br/haus/decoracao/niksen-hygge-urban-jungle-conheca-tendencias-decoracao/

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/verso/novos-rumos-especialistas-apontam-tendencias-de-consumo-de-moda-pos-pandemia-1.2238561

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/verso/novos-rumos-especialistas-apontam-tendencias-de-consumo-de-moda-pos-pandemia-1.2238561


Ellen Altrack Baumgarten

Por: Ellen Altrack Baumgarten

Diretora Criativa da Baumgarten Camisas. Estilista industrial formada pela Universidade Regional de Blumenau e Cool Hunter pelo Istituto Marangoni Milano. Observadora do comportamento de consumo e inquieta sempre em busca de inovações.



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