O índigo é uma cor cheia de força e profundidade, que existe desde tempos imemoriais. É obtido a partir de corantes naturais derivados da planta índigo e sua presença é constante na moda e decoração há séculos.
É sempre importante lembrar que uma tendência, incluindo as cores, não se limita a um ano físico, mas elas são estimuladas diante de um estilo de vida ou de auto expressão.
As tendências, incluindo as cores, representam um momento. E o momento que vivemos nos últimos meses é de turbulência, mudança de hábitos, conexões no mundo digital. Então a escolha dessas cores são guiadas pelo desejo de aliviar a ansiedade, obter energia e equilíbrio. Além disso, as cores ajudam a referenciar épocas e despertar outras sensações, como o sentimento de aconchego, conforto e sofisticação.
Os tons de azuis, dependendo da sua tonalidade e matiz elas trazem consigo efeitos de amplo alcance. Os azuis claros são relaxantes, enquanto os azuis mais brilhantes podem ser energizantes e até refrescantes. Já os azuis do oceano refletem serenidade e nossa conexão com a natureza e tons mais escuros podem representar força e sofisticação.
Mas é a cor Índigo, um azul profundo e belo, que vem atraindo a atenção para a temporada 20/21. Em busca de calma diante de tempos turbulentos, esse versátil tom escuro emana estabilidade e sofisticação em igual medida. Afinal, é uma cor que se relaciona com a atenção plena, meditação e é capaz de inspirar sentimentos de auto reflexão.
Nos interiores, é uma tonalidade que adiciona vivacidade e funciona muito bem quando combinada a outros elementos, como madeira e pedras. O profundo tom de azul oferece um efeito energizante instantâneo aos olhos e garante elegância sem esforço.
Índigo também se relaciona muito bem com o universo digital, cada vez mais presente no mundo físico, e com a ideia de urbanização. Na área têxtil, por exemplo, índigo já foi apontado pelos historiadores como o corante mais importante do mundo.
Nas coleções de malharia da Baumgarten Camisas, trouxemos o universo do índigo em duas vertentes: o fio índigo puro, lavado e amaciado e o índigo fake, uma opção mais sustentável, pois não utiliza água nos acabamentos.
Na gama do fake índigo, estão disponíveis camisetas e polos, desde lisas até as com informação de moda como listras e jacquard. Todas sempre com os acessórios seguindo as clássicas combinações do jeans, muito utilizado como parte de baixo, como cores em caramelo e vermelho e costuras coloridas aparentes.
No índigo, universo que rege muitas marcas ao redor do mundo, e tem áreas especificas nas grandes feiras de moda como a Pitti Uomo em Firenze, com salões específicos para as discussões de seus processos, design e melhorias, direcionamos para a arte em acabamentos. Em polos e camisetas utilizamos da técnica de laser para realizar o “desgaste” no tecido que traz o degradê, listras e desenhos geométricos localizados.
Gostaram desse conteúdo?! Estamos sempre buscando por conteúdos interessantes e relevantes para o nosso blog.
Acesse nossas Redes sociais para se manter conectado conosco! E se tiver alguma sugestão de post, pode enviar no nosso direct! Vamos amar saber a sua opinião.
facebook.com/baumgarten.camisas
Com carinho,
Equipe Baumgarten Camisas
Fontes:
https://ebom.es/tendencias-decoracion/tendencias-indigo/
ttps://www.todeschini.com.br/blog/4-inspiracoes-de-cores-globais-para-seu-projeto